Saiba mais sobre

Rotina Ginecológica


O que é?
A rotina ginecológica envolve a realização de consulta com o ginecologista, pelo menos, uma vez ao ano, para avaliação da saúde da mulher em todas as fases da vida. Isto é, a ginecologia é responsável pelo cuidado de questões fisiológicas e patológicas da mulher.

A área da ginecologia em que se encaixa a rotina ginecológica é a ginecologia geral, que é responsável pelo estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao aparelho genital feminino. 

A rotina ginecológica é importante para possibilitar maior qualidade de vida e bem-estar à mulher.

Tire suas Dúvidas

Preencha o formulário abaixo com suas dúvidas ou ligue para nós!
Agende via WhatsApp

Contact Us

Principais Exames

A indicação dos exames varia conforme a idade da paciente. Os principais são:

  • Papanicolau

    Trata-se de um exame realizado durante a consulta ginecológica, no qual o especialista envia para análise laboratorial o material (células e secreções) colhido durante o exame. 


    O papanicolau possibilita a avaliação das células da vagina e do colo do útero para detectação de inflamações, displasias e doenças, tais como HPV e o câncer de colo do útero.


  • Mamografia

    A mamografia é um exame que auxilia no diagnóstico de patologias da mama, como por exemplo o câncer de mama. Trata-se de um tipo específico de radiografia, permitindo a localização precoce de tumores, cistos, microcalcificações, bem como outras alterações na mama, antes que seja possível notá-los apenas pelo toque. Além disso, é muito importante para o tratamento, depois de detectada a doença.


    Geralmente, o exame é recomendado pela primeira vez para mulheres com 40  anos ou mais, mas essa indicação pode variar, bem como a frequência de realização do exame, a depender de características particulares da paciente e histórico familiar.


    A detecção precoce do câncer de mama é importante para maior sucesso no tratamento e cura da doença.


  • Ultrassom de mamas

    Trata-se de um exame realizado para analisar a glândula mamária para detectar diversas possíveis alterações mamárias, tais como nódulos, cistos e  espessamento do tecido mamário. As imagens projetadas pelo exame proporcionam a visualização e avaliação da estrutura interna da mama.


    É indicado em caso de suspeita de alterações, quando fisicamente notadas no exame de toque realizado no consultório. Além disso, se a paciente nunca tiver apresentado nenhum problema mamário, recomenda-se a realização do ultrassom de mama, em mamas densas ou com forte história familiar para câncer de mama. 


  • Ultrassom transvaginal

    Trata-se de um exame que permite a visualização de órgãos internos do sistema genital feminino (útero, tubas uterinas, ovários, colo do útero e vagina)


    Através do exame, é possível detectar diversas alterações, condições ou problemas, tais como  cistos, gravidez ectópica, espessamento endometrial, miomas, adenomiose e até sugerir câncer e infecções.



  • Rotina Laboratorial

    Exame de sangue realizado com o objetivo de analisar a saúde geral do paciente. Através dele, é possível diagnosticar uma série de distúrbios, alterações ou até mesmo doenças, tais como:

    • Anemia
    • Doenças autoimunes
    • Distúrbios da tireoide
    • Infecções bacterianas, fúngicas ou virais
    • Leucemia 
    • Hipovitaminose
    • Alterações hormonais
    • Entre outras patologias. 

    Além disso, através do exame de sangue é possível detectar alterações dos níveis de colesterol e glicose.


Entre em Contato

Agende uma Consulta
WhatsApp

Telefone

Faça uma Visita

515, Rua Peixoto Gomide, São Paulo, Brasil

Agende uma Consulta

Principais Dúvidas


  • Mesmo sem ter queixas ginecológicas devo fazer consulta com o ginecologista uma vez ao ano?

    Sim, a consulta possibilita ao médico realizar prevenção e detecção precoce de várias doenças que acometem a mulher, como câncer de colo do útero, câncer de mama, alterações hormonais, bem como esclarecer eventuais dúvidas a respeito da sexualidade, higiene íntima, métodos contraceptivos entre outras. Por isso a importância de ficar a vontade com a profissional médica para retirar todas as dúvidas existentes.  


  • Como devo me preparar para consulta ginecológica?

    Não é necessário nenhum tipo específico de depilação, a mulher pode manter os pelos pubianos  ou não, da forma que desejar.  É contraindicado o uso de duchas vaginais, pode ser realizado um banho simples lavando a região íntima externa (parte que chamamos de vulva).


    Para as pacientes que irão coletar o papanicolau é recomendado:

    • Não estar menstruada
    • Não utilizar cremes ou óvulos vaginais por um período de 5 dias antes do exame
    • Realizar abstinência sexual 3 dias antes do exame.

  • Tenho vergonha de realizar exame ginecológico, o que devo fazer?

    Procurar um profissional de confiança, com que você sinta-se à vontade. Não é obrigatório realizar o exame físico na primeira consulta caso não se sinta à vontade, pode esperar outra oportunidade até que crie um vínculo com a médica. Mas, lembre-se de que não existe essa coisa de vagina/vulva bonita ou feia. A vagina de cada mulher é diferente - cor diferente, tamanho diferente e forma diferente. As vulvas são tão individuais como as próprias mulheres e variam na aparência e cor. 


Agende uma Consulta

Dra. Camila Calegari

Ginecologia - Cirurgia Ginecológica

minimamente invasiva e Endometriose

CRM: 179.406


A Dra. Camila Calegari é médica formada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) em 2011 e Ginecologista e Obstetra pela Maternidade Carmela Dutra em 2016, com formação na área de atuação em Endoscopia Ginecológica e Endometriose pelo Hospital Pérola Byington em 2018.

Reconhece a importância de um atendimento no qual a paciente se sinta à vontade e confortável para esclarecer todas as dúvidas, falar sobre suas queixas e necessidades. Assim proporciona um tratamento adequado à realidade da paciente, levando em conta todas as suas particularidades. 
Saiba mais