Saiba mais sobre

Endometriose


O que é?
A Endometriose se caracteriza pela presença do endométrio fora da cavidade uterina. Acomete de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva, e aproximadamente 40% das mulheres inférteis.

Tire suas Dúvidas

Preencha o formulário abaixo com suas dúvidas ou ligue para nós!
Agende via WhatsApp

Contact Us

Sintomas

Existem 6 principais sintomas clínicos para a Endometriose:

 

  • Cólica menstrual;
  • Dor na relação sexual;
  • Alterações no intestino na época da menstruação, apresentando sintomas como diarréia, intestino preso, sangramento anal;
  • Alterações na bexiga e vias urinárias na época da menstruação, como aumento do volume das micções, dor ao urinar ou sangramento na urina;
  • Dores agudas entre as menstruações;
  • Infertilidade.

 

Diagnóstico

A suspeita ocorre pela história clínica da paciente, exame físico e exames de imagem específicos para detecção de endometriose. O diagnóstico precoce é fundamental para combater a infertilidade. 

Tratamentos

Clínico
Tratamento medicamentoso através de medicações hormonais, visa exclusivamente amenizar as dores, ou seja, tratar os sintomas da doença.

Cirúrgico por Videolaparoscopia
A única maneira de tratar a endometriose é a total remoção cirúrgica dos focos através de videolaparoscopia porém, considerando o fato de não tratar-se de doença maligna, pode-se optar por tratamento medicamentoso.

Entre em Contato

Agende uma Consulta
WhatsApp

Telefone
Faça uma Visita

Clínica FemCare 

Rua Peixoto Gomide, 515 - São Paulo, SP

Agende uma Consulta

Principais Dúvidas


  • Tenho endometriose e fico bem com tratamento clínico (medicamentoso), porém agora quero engravidar e sinto muita dor sem o medicamento. O que fazer?

    Nos casos de dor com desejo reprodutivo indicamos a cirurgia, pois todos os tratamento medicamentosos para endometriose fazem junto anticoncepção. O tratamento cirúrgico irá melhorar a dor, possibilitando e aumentando as chances  da paciente gestar. 


  • De onde vem a endometriose? Por que ela se forma?

    Existem várias teorias com relação à gênese da endometriose. Entre as mais aceitas estão: 

    • Teoria de Sampson, onde responsabiliza a menstruação retrógrada pela formação dos focos de endometriose.
    • Imunológica, mulheres com endometriose têm uma resposta imunológica diferente. 
    • Predisposição genética.  
    • Hematogênica, onde a disseminação acontece pela corrente sanguínea. 
    • Metaplasia celômica, ocorre uma transformação celular após estímulo  estrogênico. 
    • Restos embriofetais, origem mal definida durante a formação embriológica.  

    Sabemos que apenas uma teoria não seria capaz de explicar os focos de endometriose nas mais diversas partes do corpo, como por exemplo pulmão, cérebro, diafragma entre outras, não tão comuns, mais que intrigam como se deu a sua formação. O mais aceito é que mais de uma teoria coexista, explicando assim a gênese da endometriose nas mais diversas partes do corpo feminino. 


  • A endometriose engorda?

    Não. Porém alguns focos de endometriose podem atrapalhar o trânsito intestinal (obstrução parcial do intestino, aderencias intestinais) e assim causar distensão e desconforto abdominal, piorando muito a qualidade de vida. 


Agende uma Consulta

Dra. Camila Calegari

Ginecologia - Cirurgia Ginecológica

minimamente invasiva e Endometriose

CRM: 179.406


A Dra. Camila Calegari é médica formada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) em 2011 e Ginecologista e Obstetra pela Maternidade Carmela Dutra em 2016, com formação na área de atuação em Endoscopia Ginecológica e Endometriose pelo Hospital Pérola Byington em 2018.

Reconhece a importância de um atendimento no qual a paciente se sinta à vontade e confortável para esclarecer todas as dúvidas, falar sobre suas queixas e necessidades. Assim proporciona um tratamento adequado à realidade da paciente, levando em conta todas as suas particularidades. 
Saiba mais